
A osteoporose é uma doença osteometabólica que afeta em torno de 10 milhões de brasileiros e mata cerca de 40 mil por ano. A doença cresce com o envelhecimento da população, tanto que já é considerado um problema de saúde pública. Especialistas estarão reunidos, em Florianópolis (SC), com objetivo de abordar principais questões que envolvem a osteoporose e falar sobre os tratamentos mais eficazes para a prevenção de novas fraturas, principal problema para quem sofre da doença.
Na maioria dos casos, quando alguém sofre uma fratura por fragilidade , não basta apenas tratar a fratura em si, mas sim avaliar a necessidade de iniciar a tempo um tratamento adequado para evitar novas fraturas. De acordo com médicos, é fundamental discutir o tema sobre as formas de prevenção e também apresentar as novidades para os tratamentos existentes para osteoporose grave. Os especialistas explicam ainda que fraturas recorrentes aumentam o risco de vida do paciente e por isso o diagnóstico e o tratamento precisam ser assertivos, eficazes e iniciados prontamente. De acordo com a IOF (International Osteoporosis Foundation), única organização mundial que se dedica à luta contra a osteoporose e as doenças musculoesqueléticas, um terço das mulheres e um quinto dos homens com idade acima de 50 anos apresentarão fratura relacionada à doença ao longo da vida.
Dados da entidade também revelam que fratura de fêmur, considerada a consequência mais séria, causa a morte de cerca de um quinto dos pacientes no primeiro ano. A fase inicial da doença, geralmente, é assintomática, o que dificulta o diagnóstico precoce. Os sinais costumam aparecer em estágio mais avançado e os mais comuns são: dores nas costas, ombros caídos, abdômen saliente, entre outros. Portanto, a recomendação é de que haja uma avaliação rápida com a realização de exames e adequação de mudanças de hábitos para contribuir com uma qualidade de vida evitando as temidas fraturas.
Espero que você tenha gostado do texto.
Se você quiser programas de Exercícios específicos para Tendinites, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .
Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..
Nenhum comentário
Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!